Nossa História

Em agosto de 2008, ainda à frente da Segunda Igreja Batista em Valença, pastor Julio César recebe um convite da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira para participar de uma viagem missionária ao Oriente Médio. Por cerca de 15 dias ele tem experiências marcantes com Deus, sendo impactado pela abnegação dos missionários residentes no Iraque e no Líbano. Resultado: uma forte convicção de chamado para começar uma obra pioneira em Rio das Ostras, independentemente de qualquer apoio material ou financeiro.

Agora, uma pergunta: Por que Rio das Ostras, com tantas igrejas já instaladas? A resposta não é difícil. Desde 2002 pastor Julio visitava a cidade em seu período de férias, graças à chegada de seus sogros para esta região. Ao freqüentar as várias congregações aqui residentes, constatava-se a falta de acolhimento e propósito por parte das igrejas visitadas. Ao longo dos anos, foi crescendo em pastor Julio um ardor íntimo de que a cidade carecia de um trabalho cristão evangélico mais contextualizado e bíblico, que de fato atendesse às necessidades deste nosso contexto sócio-cultural.
Assim, com o chamado claro de Deus durante a sua viagem ao Oriente Médio, ele não teve mais dúvidas. Chegara a hora de arregaçar as mangas e começar a nova igreja nesta cidade, uma igreja calcada na visão dos propósitos.

Regressando da viagem, em outubro de 2008, ele fez contato com um velho casal de amigos do Rio, proprietários do Colégio Cena, no coração de Rio das Ostras, para que ali ele começasse as atividades da nova congregação. Uma vez aprovado o pedido do local, outro desafio surge: Reunir pessoas para formarem o novo corpo cristão. Duas famílias juntaram-sei mediatamente a este projeto: A família do próprio pastor e a família Resende, antigos companheiros de igreja nos tempos do Rio.

Ao saber desta empreitada, a Primeira Igreja Batista em Bairro das Graças, tendo por líder o pastor Isaias Coelho da Palma, decide apoiar pastor Julio César em sua missão, tornando-se a mantenedora inicial desta visão.
Em janeiro de 2009, então, ainda em estado embrionário, começam as reuniões da Comunidade Batista Esperança, às quartas apenas, nas dependências do Colégio Cena, sendo inaugurada oficialmente nos dias 31/01 e 01/02/09, celebrando-se uma grande festa com cerca de 150 pessoas presentes.

A partir daí as bênçãos foram ainda mais progressivas. A cada dia agregavam-se ao nosso meio outras pessoas, ansiando por algo novo da parte do Senhor. Mas o grande boom, a grande explosão de nosso trabalho, deu-se a partir da inauguração de nossas novas instalações: a tenda armada em frente à Praia da Tartaruga, em 20/06/09, onde estivemos até o mês de julho de 2010.
Related Posts with Thumbnails