quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Como Lidar com a ansiedade e vencê-la?

Fl 4.6: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus."

Filipenses 4.1-13 (NVI)

"1 Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!

2 O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.

3 Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

4 Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!

5 Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.

6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

9 Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.

10 Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo.

11 Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.

12 Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

13 Tudo posso naquele que me fortalece.

O que é a ansiedade? A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central conseqüente a interpretação de uma situação de perigo.  Parente próximo do medo, (muitas vezes onde a diferenciação não é possível).  É distinguida dele pelo fato de o medo ter um fator desencadeante real e palpável enquanto na ansiedade o fator de estimulo teria características mais subjetivas.  É definida como uma pessoa puxada por todos os lados, que se sente sempre ameaçado por todos os lados. Alguém grita: cuidado! E você olha exatamente para o lado que devia olhar para se proteger, mas como você sabia que devia olhar exatamente para aquele lado, ou mesmo protege a cabeça e algo realmente cai doa alto. Temos um sistema de proteção, uma sentinela interior que trabalha para nos proteger o tempo todo, independente de nossa ação consciente. A ansiedade é como se essa sentinela estivesse gritando cuidado o tempo todo, e nos deixando sempre em estado de alerta.

Como vencer a ansiedade? Ninguém melhor que o Apostolo Paulo para nos falar sobre isso, vejamos o que podemos aprender com ele, e o que nos diz sobre vencer a ansiedade:

1. Não se desespere, sempre vão existir situações que nos fogem ao controle. Fl 4.1-3

Paulo enfrentava nesse tempo situações complicadas, havia um problema entre as duas irmãs da igreja, talvez se o Paulo estivesse lá uma conversa resolveria o problema, mas ele não pode, está em Roma e as irmãs em Filipos. Ele estava preso aguardado a sentença da sua pena, se cortava a cabeça dele ou não.

2. Entregue ao Senhor em oração todos os seus cuidados. Fl 4.4-7

Ore até ficar em silencio, não desbafe, ore, se entregue e só saia da presença de Deus quando seu coração estiver tranqüilo.

3. Ordene seus pensamentos, você é o senhor deles. Fl 4.8-9

Mude o foco, olhe para outra direção. Por exemplo, Abraão estava ansioso quanto o seu herdeiro, Deus o manda olhar para o céu. Jesus em Mateus 6.25-29, manda que olhemos para os pássaros e as flores. Isso é mandar pensar, mudar o foco. Alguém já disse que ansiedade é um pensamento errado sobre as coisas, as pessoas e as circunstâncias.

4. Aprenda a adaptar-se, a vida sempre muda. Fl 4.10-13

Simplifique a sua vida. Para que caminha, para um peregrino quanto menos pesos melhor.

Conclusão: Em Deus encontramos as respostas que a vida não nos concedeu. Que hoje possa ser um dia de libertação para você. Que os seus fardo hoje seja deixados aos pés do Senhor e sua vida seja mais leve. Que seja curado de sua ansiedade, em Nome de Jesus!

Pr.JM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails